quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O IMPÉRIO DE R.R. SOARES.


O IMPÉRIO DE ERRE ERRE SOARES, CUNHADINHO DE MACEDO!
Não estou nem um pouco interessado em saber se você acredita ou não no Missionário RR Soares. Também não quero saber se você é um dos colaboradores da obra de Deus e paga seu dízimo em dia. O que eu quero explorar nesse texto é o vasto conglomerado que o cunhado e ex-sócio do Bispo Edir Macedo conseguiu formar e sustentar ao longo de 40 anos evangelizando. É praticamente um Sílvio Santos neo-pentecostal. Só não tem o peão da casa própria…
O gosto e, por que não, a boa mão para fundar igrejas é antigo. Começou em 1975, com a “A Cruzada do Caminho Eterno”. RR Soares também é responsável pela fundação da Igreja Universal do Reino de Deus… isso… aquela mesma do coração e da pomba. Nessas duas instituições foi sócio do Bispo Edir Macedo e que, como eu já disse no parágrafo anterior, era seu cunhado (na verdade eles ainda tem parentesco).
(In)felizmente a relação profissional com Edir Macedo foi pras cucuias e Soares decidiu seguir…. carreira a solo. Em 1980, na cidade  de Duque de Caxias, Romildo Ribeiro Soares – seu nome completo – funda a Igreja Internacional da Graça de Deus. Isso… essa mesma que volta e meia aparece na programação da TV Bandeirantes, RedeTV! e outras emissoras. E o gosto pela televisão também vem de longe: de acordo com a Isto É Gente: “em 1977, Romildo estreou na TV Tupi no comando de um programa evangélico“.
A Igreja vai muito bem obrigado. Segundo a Wikipédia, são ao menos 900 templos espalhados pelo Brasil e aos menos 20 no exterior. E pelo jeitão da coisa, vivem lotados. Pelo menos é o que o culto transmitido pela televisão mostra, independendo canal ou dia. Não é por nada não, mas tem muita igreja por aí que não reúne aquela galera toda…
Você deve estar se perguntando de onde vem o sustento do Missionário. Se você não estava se perguntando, devia. Bem… oficialmente vem do segundo empreendimento listado nesse humilde texto: a Graça Artes Gráficas e Editora. Por ela são ao menos 22 livros publicados, com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Detalhe: são dados de 2003 e com certeza já estão desatualizados. Nem o Paulo Coelho vende tanto. Quer dizer… o Paulo Coelho vende mais. Vai entender o gosto literário!
Well… se você tem uma Igreja e uma Editora, nada mais lógico que diversificar seu pequeno império com uma gravadora. Nesse seguimento está a Graça Music. A gravadora, pelo que eu pude contar no site oficial, tem 27 artistas e entre eles o próprio Missionário, além de nomes como Mauricea, Banda Jó42 e a gatinha Bruna Olly.
Próxima empresa? Rá… uma emissora de televisão, é claro. Para suprir essa lacuna, RR Soares criou a RIT ou, ignorando a miguelada de letras na sigla, Rede Internacional de Televisão. 24 horas de programação gospel na sua casa, começando com os cultos (os mesmos da tevê aberta). Mas é claro que a grade é mais diversificada. Na RIT você pode assistir o Telejornal Toda Hora ou mesmo o programa infantil Zig-Zag Show com a presença de Zig Zag e outros palhaços contando histórias bíblicas. Palhaços no sentido literal da palavra, que fiquei claro.
Não perca conta. Até agora falamos da Igreja Internacional da Graça de Deus, da Graça Artes Gráficas e Editora, da Graça Music e da Rede Internacional de Televisão. Você pensa que acabou? NÃO! AINDA NÃO ACABOU!
Uma coisa sempre puxa a outra e.. pimba! RR Soares também tem uma empresa de televisão por assinatura, a Nossa TV. A empresa, para surpresa dos mais céticos, conta com excelentes canais nacionais e internacionais. Conta também com canais de gosto duvidoso. Para ninguém me acusar de preconceito, vou listar alguns e vocês é que vão decidir o que é bom e o que é ruim, ok? São eles: Terra Viva, Discovery, Nuestra TV, ESPN, IIGD, TV Enlace, TNT, Animal Planet, NetGeo, Infinito…
Tomando um fôlego, não poderia deixar de mencionar que Romildo ainda contou com a Nossa Rádio FM e mantém a Graça Filmes. Som e imagem alimentando o mercado cada vez mais aquecido do mundo gospel. O missionário pensa longe. Muito mais longe do que vocês imaginam.
Mas, contudo, todavia, entretanto o que me motivou a  escrever esse texto foi a notícia que transcrevo, ipsis litteris, abaixo. Nem vou falar mais nada que é para não estragar a surpresa:
O bispo R.R. Soares anunciou início das atividades da “Faculdade do Povo”, que vai oferecer, a princípio, cursos Propaganda e Marketing, Jornalismo e Rádio e TV. O anúncio foi feito no programa “Show da Fé”, transmitido pela Rede Bandeirantes. De acordo com o Portal IMPRENSA, o MEC (Ministério da Educação) credenciou no dia 29 de janeiro uma faculdade de comunicação social com as habilitações de Jornalismo, Propaganda e Rádio e TV para a Igreja Internacional da Graça.
Ainda não se sabe, entretanto, a data oficial e a para a inauguração e onde será localizada a tal Faculdade do Povo. (FONTE)
Isso é simplesmente sensacional, independente da sua religião. Até mesmo se você for ateu. O cidadão monta um conglomerado de empresas parceiras (e que podem perfeitamente sustentar umas às outras) e por fim cria uma faculdade para alimentar intelectualmente cada uma delas. Definitivamente é um plano empresarial bastante inteligente e, de certo modo, autossustentável.
Não vou entrar no mérito de arrancar dinheiro dos fiéis através do dízimo ou ter pastores que fazem pregações que, dependendo do juiz , poderiam ser condenados por crime de extorsão ou mesmo coação. É um assunto que não me compete e, pra falar a verdade, o buraco é bem mais embaixo e muito mais complexo do que uma pessoa numa baquetinha falando e outras tantas dando o dinheiro do almoço.
O Missionário pode ou não ser um exemplo de homem religioso e idôneo. Mas ninguém pode negar que ele sabe como fazer negócio.
8 empreendimentos e 1 império. O Império de RR Soares.
Para saber mais:
Fonte: https://ideiafix.wordpress.com/2010/06/08/o-imperio-de-r-r-soares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário