quarta-feira, 13 de abril de 2016

EXISTEM PROFETAS NOS DIAS DE HOJE? NÃO, NÃO EXISTEM!






Por Danyllo Gomes

Neste estudo vou fazer um breve esboço sobre a relevância deste tema para nossos dias contemporâneos, buscando conclusões bíblicas sobre o significado de ser profeta, suas definições e sua importância para hoje.
Alguns dados interessantes sobre este assunto: há nas Escrituras, no mínimo, 55 vezes citado do nome “profeta”, e no mínimo 6 da palavra “profecia”. Apesar de ser palavras que não são citadas frequentemente, elas tem um importante significado nas Escrituras.
Buscando agora um amplo significado do que é ser um profeta, iremos analisar a sua função de acordo com as Escrituras, ver seu significado na língua portuguesa e também no grego.
  •  Segundo o Aurélio significa: homem que prediz o futuro.
  •  Segundo o grego, a palavra ‘profhtas’: pessoas que proclamam uma mensagem divina.

Agora, fazendo uma análise das Escrituras, vamos ver o significado:

(Genesis 20:7) “Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porem, não lhe restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo que é teu.”
Abraão era chamado de profeta porque recebia revelações (Gn 12:7; 15:1). É a primeira vez onde a palavra “profeta” é dita nas Escrituras.

(Êxodo 4:13-16) “Ele, porem, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, o teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro , vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer sinais.”
(Êxodo 7:1) “Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre faraó,e Arão, teu irmão, será teu profeta.”
Nos primeiros versículos, o Senhor fala a Moisés que Arão falará por ele ao povo, e Moisés será como Deus pra ele. E no segundo texto, o Senhor diz que Arão será profeta de Moisés. Então, se Arão irá ser o porta-voz de Moisés, e logo após Deus diz que Arão é o profeta de Moisés, então se deduz que o profeta é o porta-voz de alguém, no caso de Moisés. Porta-voz e profeta estão relacionados. Arão era o porta-voz de Moisés assim como o profeta é o porta-voz de Deus. Moisés será como um Deus para o profeta (Arão), e o profeta será o porta-voz de Moisés, que é como um Deus para ele.

(Juízes 6:8) “o SENHOR lhe enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel...”
“Assim diz o SENHOR...”  O profeta representava a voz de Deus para o povo. Vejamos também que é o Senhor que envia, portanto, quem não era enviado pelo Senhor era considerado falso profeta.

(2 Reis 24:2) “...o SENHOR falara pelos profetas...”

(2 Crônicas 20:20) “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se  Josafá em pé e disse: Ouve-me, ó Judá, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estais seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”
O cronista fala da importância de crer nos profetas, pois eles são a voz de Deus.

  • Após as breves análises desses textos podemos concluir que, segundo as Escrituras: os profetas eram homens chamados por Deus, para representar a voz de Deus para o povo.  

Vemos uma contradição entre a definição do dicionário e a das Escrituras. O problema da definição do dicionário é que ela é incompleta, e sendo incompleta não dá o devido significado que o profeta é representado nas Escrituras. O profeta não somente prediz o futuro, mas é a voz de Deus, predizendo o futuro ou não. E nem sempre o profeta prediz o futuro, como é o caso de Abraão e Moisés.
No novo testamento, a profecia, por várias vezes, não é uma profecia feita no momento, mas sim referentes ao passado. Vejamos: 
 
(Mateus 21:4) “Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:”
Vemos aqui, Mateus nos mostrando uma profecia do Antigo Testamento.

(Lucas 24:44) “A seguir, Jesus lhe disse: são estas as palavras que eu vos falei, estando convosco: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.”
Jesus cita os profetas como homens que escreviam e falavam sobre Ele.

(Romanos 1:2) “o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras;”
O evangelho de Deus ela prometido por seus profetas.

Falando sobre os profetas no Novo Testamento, vamos analisar passagens sobre João Batista e Cristo.
 
João Batista:

(João 1:21) “Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu profeta? Respondeu: Não.”
Este texto é bastante complicado, pois vemos claramente que João Batista se autodenomina não ser um profeta, entretanto precisamos saber que “profeta” é, que os sacerdotes e levitas perguntaram se ele era.
Em Deuteronômio 18:15 vemos a promessa de um profeta, semelhante a Moisés, e era exatamente esse profeta que os judeus pensavam que João Batista era, mas na verdade, o profeta que Deuteronômio se refere é Cristo. Os judeus não tinham compreendido a profecia corretamente, pois eles faziam distinção entre o Messias e o Profeta.

(Mateus 11:9) “Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.”
Cristo afirma que João Batista é profeta, e o maior deles. Mas por que o maior? Porque ele foi o antecedente de Cristo. João Batista é o mensageiro que prepará o caminho de Cristo.

(Marcos 11:32) “Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam João como profeta.”
Jesus declara novamente que João Batista é profeta.

Jesus Cristo:

Em várias partes das Escrituras vemos Cristo apresentado como profeta, e como apresentado em Deuteronômio, a profecia se cumpriu. Vejamos as passagens:
(João 4:19) “Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.”

(Mateus 21:11) “E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!”

(Lucas 7:16) “Todos ficaram possuídos de possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.”

(Lucas 24:19) “E lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo,”

(João 6:14) “Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.”

Após uma análise sobre o significado de profeta, sua função e a apresentação de João Batista e Jesus Cristo (o profeta prometido), vamos para o principal fim do estudo. O dom de profecia será que é um dom contemporâneo ou não? Examinaremos os dois textos que falam sobre o assunto, são eles: 1 Coríntios 12:28 e Efésios 4:11.
 
(1 Coríntios 12:28) “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.”

(Efésios 4:11) “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”
Vemos nos dois textos Paulo citando o dom de profecia. Eu creio que esse dom foi dado aos Cristãos daquela época, para que eles fossem a base de igreja de Cristo na terra. Eles serviam como revelação direta e especial de Deus na igreja primitiva. Vamos agora ver a linha de pensamento, analisando para saber como chegar a essa conclusão.


No início, eu dei as definições de profeta, e as Escrituras revelam que: profeta é aquele que representa a voz de Deus, o profeta é aquele ao qual o Senhor transmite sua mensagem para o povo, ele é o canal. Então, a principal função do dom de profecia é a revelação do que Deus quer falar para seu povo em determinada época. O dom de profecia foi dado para que a sua igreja fosse edificada, para haver o aperfeiçoamento nos santos (Ef. 4:12). No entanto, Deus precisava se comunicar com seu povo, mas na época as Sagradas Escrituras ainda não estavam completas. Então, como o evangelho iria ser propagado, se as Escrituras não estavam completas? Seria necessário que alguém – aquele que recebesse o dom de profecia – fosse o porta-voz de Deus.
A pergunta que prevalece é: qual a voz de Deus para nós hoje?  É através de profetas contemporâneos? Não! A voz do Senhor para nós hoje é as Escrituras Sagradas. Então, se os profetas representavam a voz de Deus, e hoje, as Escrituras é quem representa a voz de Deus, para que profeta? Não existe mais necessidade de profetas, pois tudo o que O Senhor quer comunicar-nos, ele fala através das Suas Escrituras. Tudo está lá.
Há pessoas afirmando que quando nós fazemos uma interpretação dessas, afirmando que não existem mais profetas hoje, eles nos acusam de limitar o Senhor. Mas isso é uma conclusão perigosíssima.
Vamos a alguns argumentos: primeiro, ao dizer isso, eles afirmam que Deus está se contradizendo com a Sua palavra. Segundo, afirmam que as Escrituras estão incompletas, porque se existissem profetas, eles iriam ter que completar as Escrituras, pois eles são os porta-vozes de Deus, mas a Escritura já está completa. Ela é o nosso profeta!
Os profetas foram utilizados na igreja primitiva (Efésios 2:20), sendo a voz do Senhor para o povo, já que as Escrituras ainda estavam sendo formada. E quem são os falsos profetas hoje? São aqueles que distorcem e deturpam o verdadeiro profeta (Escrituras).
Agora, sintetizando a minha conclusão, assim como R. C. Sproul e vários outros teólogos reformados, acredito que os profetas foram de grande importância para a igreja de primitiva, assim como para nós hoje, compreendendo que eles formam a base do início da igreja de Cristo na terra. Sendo que hoje, não existe mais, o dom foi cessado.
 O nosso profeta contemporâneo é as Escrituras, Sola Scriptura!

Que o Senhor nos abençoe.

FONTE:  http://verdadedocristianismo.blogspot.com.br/2010/11/existem-profetas-hoje.html

Um comentário:

  1. Existem profetas sim, você e seu amigo estão errados e eu vou mostrar isso, mas noutra oportunidade.

    ResponderExcluir